Inspecao de Seguranca Veicular

CATA LAUDO INSPECAO VEICULAR

Inspeção para legalização de documentos/veículos
DETRAN-CIRETRAN/SECRETARIA DA FAZENDA/ANTT/PREFEITURA DE SÃO PAULO/LIMPURB

 

Alteração/modificações de Características: As características originais dos veículos podem ser alteradas/modificadas desde que estejam previstas na legislação vigente e atendam as exigências de segurança veicular para circular em vias públicas. O interessado deve solicitar a Autorização Previa da Autoridade de Trânsito (DETRAN-CIRETRAN), para executar a alteração/modificação. Depois de pronto, levar o veículo a uma Unidade CATA para que o mesmo seja inspecionado. Para os veículos aprovados na inspeção é emitido o Certificado de Segurança Veicular – CSV, também conhecido como Laudão ou Laudo do INMETRO, para entrega no DETRAN/CIRETRAN que emitirá novo Certificado de Propriedade (CRV/CRLV).

Alteração/modificações de Características permitidas: troca de carroçaria, capacidade de passageiros ou carga, troca de combustível, suspensão alterada(rebaixada/levantada) tunado, aumento de potência do motor, blindados, mecanismo operacional, trailer para alimentação, para condução ou transporte de portadores de necessidades especiais, entre outras modificações permitidas por Resoluções do CONTRAN.

Recuperados de Sinistro – todos os veículos: veículo envolvido em acidente de trânsito que tem seu documento bloqueado administrativamente pelo DETRAN-CIRETRAN por ter seus danos classificados como “de media monta” no Boletim de Ocorrência (B.O.) feito pelo Agente de Fiscalização de Trânsito. Depois de reparado, o veículo deve ser submetido à inspeção de segurança veicular em uma Unidade CATA que emitirá, para os veículos aprovados, Certificado de Segurança Veicular – CSV para que se proceda o desbloqueio pela Autoridade de Trânsito.

GNV Gás Natural Veicular: Dada as características técnicas diferenciadas do sistema para utilização do GNV, o prazo de validade de teste do cilindro de armazenamento do gás e a necessidade de se verificar se o sistema está instalado dentro das normas brasileiras que garantem a segurança, os veículos devem ser inspecionados pelo CATA que emitirá o Certificado de Segurança Veicular – CSV para regularização dos documentos/veículo e o Selo INMETRO de porte obrigatório. Anualmente para licenciamento, o veículo deve passar pela inspeção do CATA para renovação do SELO INMETRO e emissão de novo CSV.

Veículos Fabricados: fabricação seriada ou não realizada por pequenos fabricantes legalmente constituídos. Verificação do atendimento da legislação de trânsito, normas e regulamentos técnicos.

Isenção de IPVA: inspeção e emissão de Laudo de modificação/adaptação de veículo de propriedade de portador de necessidades especiais endereçado à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo para pleitear a isenção de IPVA.

Ônibus de fretamento: inspeção e emissão de Laudo de verificação das condições de segurança de ônibus empregado no transporte de passageiros por fretamento em atendimento às exigências da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Taxi/Escolar/Moto Frete/Carga a frete: inspeção para verificação da segurança veicular e caracterização em atendimento à legislação vigente, em veículos autorizados a atuar no transporte remunerado na Cidade de São Paulo.

Caminhões para coleta de entulho/caçambeiros: inspeção para verificação da segurança veicular e atendimento à legislação municipal vigente, em veículos autorizados pela LIMPURB para atuar na remoção/transporte remunerado de entulhos.

Acessibilidade em ônibus: Os ônibus empregados no transporte remunerado de passageiros devem atender a legislação vigente que determina a aplicação de dispositivos de facilitação de acesso para portadores de mobilidade reduzida. O CATA inspeciona esses veículos nossa Unidade de Inspeção Aricanduva que está preparada para atendimento de veículos de grande porte. Para os veículos aprovados é emitido o Certificado de Segurança Veicular – CSV que deverá ser entregue ao DETRAN-CIRETRAN para inclusão do termo “acessível” no documento do veículo aprovado. No ato da inspeção será colocado pelo CATA, o SELO do INMETRO de aprovação.

 IMAGEM 3

    No Twitter Messages.